Cupim de madeira seca

02 Setembro 2019 Artigos

 

Os cupins de madeira seca são grandes causadores de prejuízo mundo a fora. O Cryptotermes brevis é uma das espécies de térmitas (em Portugal se fala térmitas), que é também conhecido pelo nome comum de térmita-da-madeira-seca. Essa espécie pode completar seu ciclo de vida sem qualquer fonte de água externa, se instalando no interior de estruturas de madeira seca e em praticamente qualquer estrutura que lhe ofereça as condições necessárias para sua procriação e apenas emergindo do interior da madeira para o acasalamento.

A espécie Cryptotermes brevis tem sido introduzida de forma acidental nas regiões dos trópicos e subtrópicos, passando a ser considerado pragas urbanas de grande poder de destruição  quando encontra as condições ideais para o seu desenvolvimento e de sua colônia.

Leia mais ...

A revoada dos cupins

02 Setembro 2019 Artigos

 

Os cupins são divididos basicamente em castas e cada uma delas é especializada em uma determinada função, são elas obreiros, soldados e reprodutores. O siriri ou o popular aleluia é a versão alada (com asas) dos cupins e a sua função é exclusivamente a de reprodução. Sendo cupins de reprodução os siriri, sarara, bililuias ou o famoso aleluia tentaram se instalar em locais adequados, para iniciar uma nova colônia e se for cupim de solo tentaram se instalar em lugar que contenha madeira próximo a umidade e os de madeira seca tentaram se instalar no interior da madeira. 

 

São vistos em revoadas em certas estações do ano e geralmente precede o início da primavera, considerada estação quente e úmida.  Sua aparição é comumente relatada próximo ao final da tarde e início do anoitecer. Eles se desfazem das asas e juntam-se em casais para o acasalamento.

 

 

 

Leia mais ...
Última modificação em 02 Setembro 2019

Cupim de parede

02 Setembro 2019 Artigos

 

Os cupins são muito importantes na natureza pois realizam o trabalho de reciclagem de árvores e qualquer outra madeira morta. Fazendo dessas madeiras sua fonte de alimento pois são ricas em celulose e na falta dessas fontes de alimento acabam atacando outras regiões que tenha madeira disponível ao seu alcance. 

 

As térmitas como são conhecidos em Portugal e no Brasil os populares cupins, são muito sensíveis a perda de água ou desidratação e evitam ao máximo á exposição a luz solar. Quando o cupim de parede precisa se descolocar por distâncias maiores para encontrar mais fontes de alimentos, acabam fazendo esse translado usando pequenos túneis feito com lama e fezes no solo. Os túneis servem como proteção para não terem contato com o mundo exterior e consequentemente com o sol. Podem encontrar pequenas rachaduras no concreto dando a eles acesso a casa ou estabelecimento, fazendo dessas rachaduras sua rota para se proteger do sol e predadores.

 

O cimento ou argamassa com o tempo seca e encolhe e nesse processo as pequenas rachaduras aparecem, ficando a disposição para ataque de cupim de parede. 

 

Devido a facilidade que esses pequenos seres tem de se infiltrar em pequenas rachaduras, algumas pessoas tem a falsa impressão que cupim podem escavar pelo cimento ou argamassa mais isso não é verdade. O que eles fazem é se movimentar por essas pequenas rachaduras, fazendo delas sua rota. A movimentação de cupim de parede pode aumentar a rachadura com o tempo e com isso o números de cupins que trafegam na rachadura pode aumentar.

 

O cupim de parede é difícil de combater devido as longas distância que percorrem entre as rachaduras e por estarem por debaixo do concreto acabam se protegendo de cupinicida líquido. 

 

É recomentado que uma empresa profissional faça o levantamento do estado da infestação por cupins, para tomar a medida mais adequada afim de atingir o resultado esperado.

Leia mais ...
Última modificação em 02 Setembro 2019
Página 1 de 9

Pesquisa

Precisando de dedetização, descupização, desratização?